Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quarta-feira, 23 de abril de 2025

Brasileiro de 65 anos, paulista, é o vice-camerlengo em Roma e vai secretariar o conclave até que surja a fumaça branca anunciando a escolha do novo papa. Camerlengo, saiba mais:

Quarta 23/04/25 - 7h31

Dom Ilson de Jesus Montanari, natural de Sertãozinho, no interior de São Paulo, ocupa atualmente uma das funções mais importantes na estrutura administrativa do Vaticano.

Aos 65 anos, ele exerce o cargo de vice-camerlengo da Igreja Católica, ligado à Câmara Apostólica — órgão responsável por assuntos administrativos e patrimoniais durante a chamada sede vacante, período entre a morte de um papa e a eleição do sucessor.

Dom Ilson foi nomeado para a função em maio de 2020 pelo Papa Francisco.

Desde então, atua ao lado do cardeal Kevin Farrell, camerlengo e responsável por coordenar provisoriamente a administração da Cúria Romana até que um novo pontífice seja escolhido.

O vice-camerlengo tem papel relevante nesse momento de transição, apoiando os trabalhos organizacionais e litúrgicos que antecedem o conclave.


Camerlengo é um título da Igreja Católica que designa o cardeal responsável por administrar o Vaticano durante o período de sede vacante — ou seja, o intervalo entre a morte ou renúncia de um papa e a eleição de seu sucessor.

Durante esse período, o camerlengo, ou camareiro papal:

Verifica oficialmente a morte do papa;

Cuida da administração temporária da Santa Sé (sem tomar decisões doutrinárias ou de longo prazo);

Prepara o conclave, a reunião que elegerá o novo pontífice;

Supervisiona o inventário dos bens do Vaticano.

Atualmente, o cargo é ocupado pelo cardeal Kevin Farrell. Ele é a autoridade máxima da Igreja nesse período de transição, mas seu papel é mais administrativo do que espiritual.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais