Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Antes de ser levado para hospital em Brasília, nesta tarde, ex-prefeito Humberto Souto aguardou sentado por alguns minutos. Médico acredita em "vida completamente ativa"

Sexta 10/01/25 - 19h13

Do Jornal Estado de Minas, de BH, sexta-feira, 17h54m:

Ex-prefeito mineiro é transferido para hospital em Brasília

Transferência do politico ocorreu na tarde desta sexta-feira. Ele estava internado na Santa Casa de Montes Claros desde 22 de dezembro, após sofrer AVC
Luiz Ribeiro

O ex-prefeito de Montes Claros e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) Humberto Souto (sem partido), de 90 anos, foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, na tarde desta sexta-feira (10/1).

Ele estava internado na Santa Casa da cidade-polo do Norte de Minas desde 22 de dezembro, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (ACV ), a nove dias de concluir seu segundo mandato à frente da prefeitura.

O político foi transportado em um avião, prefixo PT–WNS, equipado com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que decolou do aeroporto de Montes Claros às 15h05 rumo à capital federal.

Na aeronave, o ex-prefeito foi acompanhado por um médico, um enfermeiro e pela companheira, Terezinha Mangabeira.

Humberto Souto foi conduzido da Santa Casa (Centro da cidade) até o aeroporto de Montes Claros em uma ambulância igualmente equipada com UTI móvel e com equipe de médico e enfermeiro.

O médico intensivista Silvio Leonardo Soares Silveira, que cuidou do ex-prefeito na Santa Casa de Montes Claros, disse que o paciente apresenta um quadro de melhora.

“Ele está consciente, movimentando o lado direito. Abre os olhos espontaneamente e obedece aos comandos, como fazer (responder sinal de positivo)”, afirmou Silveira.

Sentado em poltrona
O especialista revelou que antes de entrar, na UTI móvel, em uma maca, ainda no CTI da Santa Casa de Montes Claros o ex-prefeito chegou permanecer sentado em uma poltrona por alguns minutos.

“Agora é torcer para que ele possa se recuperar o máximo possível, voltando a ter uma vida completamente ativa”, assegurou Silvio Leonardo Silveira.

A transferência foi decidida pela família do ex-prefeito, visando à reabilitação neurológica do paciente.

Foi considerado também que o hospital de Brasília tem especialidade para esse tipo de tratamento de vitimas de AVC.

Além disso, três filhos de Souto moram em Brasília.

Conforme divulgou o Estado de Minas, a transferência do ex-prefeito para Brasilia deveria ser feita quinta-feira (9/1). Mas ficou na dependência de abertura de vaga no hospital na Capital Federal.

Trajetória na vida pública
Com mais de 60 anos de vida pública, Humberto Souto exerceu sete mandatos de deputado federal e foi ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele ajudou a eleger seu sucessor na prefeitura, Guilherme Guimarães (União Brasil).

Por causa do estado de saúde do ex-gestor municipal, a tradicional festa popular de réveillon de Montes Claros, que seria realizada na Lagoa do Interlagos, na noite de 31 de dezembro, foi cancelada. Na transmissão de cargo para Guilherme Guimarães, em 1º de janeiro, Humberto Souto foi representado pelo presidente da Câmara Municipal da cidade, Junior Martins (PP).

***

Do Jornal O Tempo, de BH, sexta-feira, 18h47m:

Após 19 dias internado em Santa Casa, ex-prefeito de Montes Claros é transferido para Brasília

Humberto Souto foi hospitalizado em 22 de dezembro de 2024 após sofrer um AVC

Hospitalizado desde 22 de dezembro de 2024 após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o ex-prefeito de Montes Claros Humberto Souto (Cidadania), de 90 anos, foi transferido para Brasília nesta sexta-feira (10 de janeiro). A reportagem de O TEMPO já havia adiantado que Souto deixaria a Santa Casa de Montes Claros para ser internado no Hospital Sírio-Libanês e continuar o tratamento do AVC.

Em nota, a Santa Casa comunicou a transferência do ex-prefeito e lembrou que ele vinha sendo assistido em uma de suas unidades de CTI, bem como sendo acompanhado por equipes multiprofissionais.

“Desejamos ao estimado Humberto Souto que a continuidade de seu tratamento seja marcada por mais avanços significativos e plena recuperação, contando sempre com o apoio e carinho de sua família e amigos”, diz no texto.

Quando foi hospitalizado, em dezembro, Souto ainda estava consciente, mas foi sedado por decisão médica após ser constatada a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico para tratar o AVC. O ex-prefeito chegou a ser submetido a uma trombectomia mecânica, procedimento de desobstrução das artérias no dia 24 de dezembro. O procedimento foi realizado com sucesso e ele permaneceu sendo monitorado pela equipe médica.

No dia 30 de dezembro, os médicos informaram que o prefeito começou a apresentar sinais de recuperação e avanços no processo de retirada da sedação. Ele começou a responder a estímulos como apertar e soltar a mão, mas ainda seguia sedado.


Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais