Jornal de BH: "Prefeito de Montes Claros ainda respira com ajuda de aparelhos após sofrer AVC"
Quinta 26/12/24 - 11h24Prefeito de Montes Claros ainda respira com ajuda de aparelhos após sofrer AVC
As informações foram atualizadas pela prefeitura da cidade nesta quinta-feira (26 de dezembro) em nota à imprensa
O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (Cidadania), continua internado na Santa Casa da cidade no Norte de Minas e está estável após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na noite de domingo (22 de dezembro). Ele ainda respira com ajuda de aparelhos.
As informações foram atualizadas pela prefeitura da cidade na manhã desta quinta-feira (26 de dezembro) em nota à imprensa. De acordo com o texto divulgado, está sendo iniciada a redução dos sedativos usados após o chefe do Executivo ter passado por uma cirurgia.
Souto foi sedado após ser submetido a uma trombectomia mecânica, procedimento de desobstrução das artérias, segundo atualizou a Prefeitura de Montes Claros na última terça-feira (24 de dezembro).
O procedimento foi realizado com sucesso e ele permanece sendo monitorado pela equipe médica.
Aos 90 anos, Humberto Souto cumpre os últimos dias do segundo mandato como prefeito de Montes Claros.
Em janeiro, ele dá lugar ao atual vice-prefeito, Guilherme Guimarães (o Brasil), eleito com 71,79% dos votos válidos.
***
Jornal Estado de Minas, de BH, quinta-feira, 12h28m:
Prefeito de Montes Claros passa por redução de sedativos e segue internado
Humberto Souto teve um AVC Isquêmico no último domingo (22/12) e foi levado para Santa Casa de Montes Claros; quadro de saúde é estável
Bruno Nogueira
A equipe da Santa Casa de Montes Claros, no Norte de Minas, iniciou a redução de sedativos aplicados no prefeito Humberto Souto (sem partido), nesta quinta-feira (26/12). Souto foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por causa de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Isquêmico sofrido no último final de semana.
Em nota, a prefeitura informou que o quadro de saúde de Humberto Souto é estável. Ele segue respirando com a ajuda de aparelhos. O prefeito está acompanhado por uma equipe integrada pelo médico intensivista Sílvio Soares Silveira e pelo neurocirurgião Marcílio Monteiro. Um novo boletim deve ser divulgado nesta sexta-feira (27/12).
Souto passou mal na noite de domingo (22/12) quando jogava buraco em sua casa. Após reclamar de paralisia no lado esquerdo do corpo, apesar da fala não estar comprometida, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi chamado e levou o político para a Santa Casa da cidade.
O prefeito passou por uma trombectomia mecânica para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral, e foi intubado logo em seguida. Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira (24/12), o neurocirurgião Márcio Nobre contou que o Souto chegou ao hospital consciente, e a operação foi considerada um sucesso.
Aos 90 anos, completados no último dia 3 de junho, Humberto Souto se prepara para encerrar o segundo mandato. Em janeiro, ele deixa a cadeira de chefe do Executivo e dá lugar ao atual vice-prefeito, Guilherme Guimarães (União Brasil), eleito no primeiro turno com 71,79% dos votos. A passagem de bastão encerra uma trajetória de mais de 60 anos na vida pública.
Humberto Guimarães Souto nasceu em Montes Claros no dia 3 de junho de 1934, filho de Américo Souto e de Maria da Conceição Guimarães. Em 1962, ele foi eleito vereador pela primeira vez, na época pelo antigo PSD. Em 1974 elegeu-se deputado federal pela primeira vez, filiado ao partido Arena.
Chegou a ser presidente da Câmara dos Deputados em 1985, e depois foi deputado da Assembleia Nacional Constituinte. Em 1994 foi reeleito para o seu sexto mandato como deputado federal, mas em 95 deixou a Câmara para se tornar Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).