Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Tarde de domingo teve fortes chuvas e inundação em Salinas

Domingo 01/12/24 - 22h18

Dos Bombeiros, às 22h07m:

Desde a tarde deste domingo (01/12) militares do 9°Pelotão de Bombeiros atendem ocorrências que envolveram as fortes chuvas na cidade de Salinas.

Equipes de bombeiros se deslocaram para bairros como São José, Nova Esperança e Silvio Santiago para o atendimento de casas alagadas e com riscos de desmoronamento.

Até o momento 06 famílias desalojadas foram encaminhadas para casas de familiares devido aos riscos de desmoronamento e inundação.

Ocorreram a queda de muros, inclusive em escolas públicas, ruas interditadas por árvores caídas e pela retirada do bloquetes, tornando intransitáveis as vias.

A Defesa Civil de Salinas e o CRAS apoiam nas ocorrências.

As equipes permanecem nos atendimentos as pessoas até que a normalidade seja reatabelecida.

***

Jornal O Tempo, de BH, às 6h26m:

Chuva provoca estragos em Salinas, no Norte de Minas

Primeiro balanço indicava seis famílias desalojadas
Lucas Gomes

A cidade de Salinas, no Norte de Minas, foi atingida por forte chuva desde a tarde desse domingo (1º de dezembro). O temporal causou estragos no município, incluindo queda de muros e risco de desmoronamento.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados para diversas ocorrências. Os bairros mais atingidos foram São José, Nova Esperança e Silvio Santiago, que registraram ocorrências de casas alagadas e com riscos de desmoronamento.

Segundo o Corpo de Bombeiros, até o início da noite de domingo, seis famílias ficaram desalojadas por risco de desmoronamento e inundação e foram para a casa de familiares. A corporação registrou queda de muros, inclusive em escolas públicas, ruas interditadas por árvores caídas e outras situações.

A Defesa Civil da cidade e a prefeitura ainda não se manifestaram sobre os estragos causados pela chuva desse domingo.

***


Jornal Estado de Minas, de BH, às 8h01m

Chuva alaga casas, derruba árvores e deixa desalojados no Norte de Minas

Segundo Corpo de Bombeiros, seis famílias foram encaminhadas para casas de parentes devido aos riscos de desmoronamento e inundação
Bel Ferraz

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Salinas, no Norte de Minas, causaram estragos na tarde desse domingo (1º/12).

Segundo o Corpo de Bombeiros, houve chamados para ocorrências relacionadas à chuva nos bairros São José, Nova Esperança e Silvio Santiago. Houve registro de casas alagadas e com riscos de desmoronamento.


Houve também o registro de queda de muros e ruas interditadas por árvores caídas e problemas no calçamento.

A Defesa Civil de Salinas e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) apoiam nas ocorrências.

As equipes permanecem nos atendimentos às pessoas até que a normalidade seja restabelecida.

A reportagem do Estado de Minas tenta contato com a prefeitura de Salinas.

Ao menos seis famílias desalojadas foram encaminhadas para casas de parentes devido aos riscos de desmoronamento e inundação.




***


Divulgado pelo Corpo de Bombeiros às 17h42m:

Após as fortes chuvas que caíram no município de Salinas na tarde do último Domingo (01/12), o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), através do 9º Pelotão de Bombeiros intensificou o trabalho de resposta ao desastre juntamente com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Salinas.

Uma equipe de 03 militares especialistas do Núcleo de Atenção às Chuvas (NAC) do 7º BBM de Montes Claros, também foi enviada para auxiliar nos trabalhos.


A precipitação ultrapassou a marca de 100 mm na tarde de domingo e provocou danos às vias públicas, escolas, comércio e residências, como alagamentos, inundações, enxurradas, queda de árvores e de muros.


Até o momento, por motivo de segurança, 06 famílias desalojadas, num total de 22 pessoas foram encaminhadas pela Defesa Civil Municipal para casas de familiares, considerando que suas residências apresentam risco de desmoronamento.


Para o melhor gerenciamento dos atendimentos das ocorrências, foi instaurado o Sistema de Comando de Operações (SCO), com Posto de Comando na sede do Pelotão de Salinas, envolvendo o CBMMG, Defesa Civil municipal, PMMG, Centro de Referência de Assistência Social, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Obras da Prefeitura e Setor de Trânsito, para o gerenciamento da crise e coordenação das ações de resposta e restabelecimento da normalidade.


As fortes chuvas vêm causando grandes impactos à população e ao funcionamento do município.

Apenas nas primeiras horas o Corpo de Bombeiros atendeu a 37 ocorrências relacionadas às chuvas do domingo.


No momento, a corporação conta com um efetivo de 14 bombeiros militares dedicados a operação para realização de vistorias nas árvores com risco de queda, vistorias nas residências atingidas pelas inundações, vistorias em muros com risco de queda juntamente com a equipe de engenharia da Prefeitura, sendo atendidas até o momento mais de 50 ocorrências.

Também estão sendo priorizado o corte de árvores que estão obstruindo as vias públicas.
Durante os trabalhos, a população está sendo orientada de como agir mediante os riscos do período chuvoso além de se cadastrar para recebimento dos alertas emitidos pela Defesa Civil nos locais mapeados como área de risco.

***

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais