Noticiado: navios de guerra dos Estados Unidos poderão se aproximar a até 22 quilômetros da costa venezuelana; data da chegada é incerta
Quarta 27/08/25 - 6h28
A data da chegada dessas embarcações, no entanto, segue não confirmada oficialmente.
O movimento faz parte do aumento de pressão dos Estados Unidos na região, em meio ao impasse político e militar com o governo de Nicolás Maduro.
A comunidade internacional acompanha de perto, diante do risco de novos desdobramentos no cenário geopolítico da América do Sul.
RETORNARAM
Navios da marinha de guerra dos Estados Unidos retomaram o trajeto até a costa da Venezuela, após um atraso motivado pela passagem do furacão Erin.
Pelas regras internacionais, os navios poderão ficar a até 22 km da costa.
A interrupção despertou especulações sobre o propósito da missão, que envolve deslocamento de tropas e equipamentos estratégicos.
Alguns analistas internacionais sugerem que a operação pode ter a função de demonstrar poder, não necessariamente de atacar.
FONTES
A informação de que navios de guerra dos Estados Unidos poderão se aproximar a até 22 quilômetros da costa venezuelana é confirmada por fontes confiáveis.
Há relatos de que as embarcações USS San Antonio, USS Iwo Jima e USS Fort Lauderdale deveriam ter chegado à costa da Venezuela já no domingo (24), transportando 4.500 militares, incluindo 2.200 fuzileiros navais, ou muito mais.
A Al Jazeera mencionou que os navios de guerra dos EUA podem alcançar a costa da Venezuela até o final da semana, como parte de uma operação contra cartéis de drogas.