Trump disse em Washington que tarifa de 50%, como a imposta ao Brasil, é para países que "não têm se dado muito bem" com os Estados Unidos
Quinta 24/07/25 - 6h01O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, durante cúpula sobre inteligência artificial em Washington, nesta quarta-feira (23), a adoção de política comercial que estabelece tarifas recíprocas com valor mínimo de 15% para quase todos os parceiros comerciais.
Afirmou que, para nações com as quais os EUA “não têm se dado muito bem”, a taxa pode chegar a até 50%, como é o caso do Brasil.
O evento foi sobre inteligência artificial, em Washington.
Será aplicada uma tarifa mínima de 15% a quase todos os países que negociam com os Estados Unidos.
As taxas podem atingir até 50% para nações consideradas com relações mais conturbadas com os Estados Unidos, com muitas divergências.
Trump afirmou que o modelo visa simplificar o sistema tarifário, mantendo um valor-base de 15% e escalonando até o teto de 50%, dependendo do tratamento entre os países.
Ele exemplificou com acordos já fechados: o Japão conseguiu reduzir sua tarifa para 15%, negociando ampliar importações de produtos americanos.
Os EUA estão negociando usos similares com a União Europeia, buscando manter o piso tarifário em 15% em troca de abertura ao mercado norte-americano.
O cronograma prevê o início da aplicação dessas tarifas em 1º de agosto.