Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Reino Unido, desunido, decide abandonar a União Europeia. Premiê vai deixar o cargo. Libra tem queda recorde, bolsas desabam e dólar sobe, inclusive no Brasil. Outros países também querem plebiscito

Sexta 24/06/16 - 7h

Desunido, o Reino Unido - Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales - tomou a decisão histórica de se separar da União Europeia, o bloco político e econômico que hoje congrega 28 países e ao qual aderiram em 1973. A negociação da ruptura deve levar dois anos e ainda precisa passar pelo Parlamento. Com os votos dos 382 distritos do Reino Unido apurados, a opção por deixar a União Europeia venceu por 51,9% a 48,1%, abalando mercados financeiros e provocando uma onda de choque e incredulidade global. No início da madrugada, manhã na Ásia, a libra chegava ao menor valor em relação ao dólar em 31 anos. A cotação estava em US$ 1,32, queda de 11% em relação ao fechamento de quinta-feira.
RENÚNCIA
Por volta das 4 horas da manhã de hoje (hora de Brasília), o premiê conservador, David Cameron, principal fiador do voto pró-União Europeia, anunciou que renunciará ao cargo. A escolha do novo premiê britânico, contudo, deve acontecer somente em outubro, quando o Partido Conservador se reúne para apontar o novo líder.
DOMINÓ
Com o resultado, que derruba as bolsas do mundo, rebaixa a libra e faz subir o dólar, inclusive no Brasil, há risco do efeito dominó em outros países do bloco, que podem imitar o plebiscito para obter vantagem em negociações. Outra consequência: dar impulso aos movimentos separatistas europeus, como o escocês e o catalão.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais